top of page
Buscar
  • Foto do escritorClube dos Brasileirinhos

Tema Gerador 2022/2023 - Personalidades Brasileiras


“A história do mundo é a biografia de grandes pessoas.”

T. Carlyle







Bem-vindos a mais um ano de fascinantes descobertas no Clube do Brasileirinhos. Ao longo dos próximos trimestres letivos, os nossos alunos experimentarão e aprenderão a língua portuguesa inspirados por personalidades brasileiras. Este ano, apresentaremos uma seleção de verdadeiras estrelas do nosso país, criando um banco de referências culturais para nossos alunos.

Reconhecemos que a riqueza da nossa história é materializada na figura de diversos personagens do esporte, da arte, música, política, dentre outras. Manteremos o foco nas personalidades que se destacaram no Brasil e tiveram reconhecimento mundialmente.

O primeiro trimestre será dedicado às personalidades do mundo dos esportes. Valendo-nos do ano de copa do mundo, reavivaremos nosso patriotismo histórico através de nomes da história do futebol brasileiro. Utilizaremos verdadeiros símbolos, cheios de significados, para o brasileiro que viu Pelé jogar, ou para aquele que ouviu falar de tantos outros ídolos nacionais, como Zico e Sócrates. Não podemos deixar de incluir as atuais estrelas do futebol brasileiro, como Marta, Cassimiro e Hulk, aguçando ainda mais o interesse e a participação de toda a nossa comunidade nesta oportunidade imperdível.

Apoiando-nos neste tema gerador, nos termos seguintes, abordaremos representantes da literatura, como Clarice Lispector e Ruth Rocha, Machado de Assis e Ziraldo. Essa é uma das estratégias adotadas pelo Clube para incentivar e celebrar o prazer pela leitura na língua portuguesa. Conhecendo a história e a qualidade da literatura brasileira, aumentaremos o repertório dos nossos pequenos leitores. Projetos como a contação de histórias e leituras semanais, por exemplo, visam enriquecer o vocabulário e a construção da identidade de herança de nossos alunos.

Teremos, também, a oportunidade de explorar uma gama de artistas plásticos e musicistas. Personalidades célebres como Anita Malfatti e Carmem Miranda, Alfredo Volpi e Adoniran Barbosa, com o intuito de retomar a importância da imigração na formação da identidade brasileira.

É um verdadeiro hall da fama. Uma gama de talentos que ajudou a projetar o Brasil em um cenário internacional, inspirando outras pessoas ao redor do mundo. Venha conosco celebrar e reconhecer esses gigantes da nossa história.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page