TEMA GERADOR 2022 - 2023
Personalidades Brasileiras

Bem-vindos a mais um ano de fascinantes descobertas no Clube do Brasileirinhos.  Ao longo dos próximos trimestres letivos, os nossos alunos experimentarão e aprenderão a língua portuguesa inspirados por personalidades brasileiras. Este ano, apresentaremos uma seleção de verdadeiras estrelas do nosso país, criando um banco de referências culturais para nossos alunos. 

Reconhecemos que a riqueza da nossa história é materializada na figura de diversos personagens do esporte, da arte, música, política, dentre outras. Manteremos o foco nas personalidades que se destacaram no Brasil e tiveram reconhecimento mundialmente. 

O primeiro trimestre será dedicado às personalidades do mundo dos esportes. Valendo-nos do ano de copa do mundo, reavivaremos nosso patriotismo histórico através de nomes da história do futebol brasileiro. Utilizaremos verdadeiros símbolos,  cheios de significados,  para o brasileiro que viu Pelé jogar, ou para aquele que ouviu falar de tantos outros ídolos nacionais, como Zico e Sócrates. Não podemos deixar de incluir as atuais estrelas do futebol brasileiro, como Marta, Cassimiro e Hulk, aguçando ainda mais o interesse e a participação de toda a nossa comunidade nesta oportunidade imperdível. 

Apoiando-nos neste tema gerador, nos termos seguintes, abordaremos representantes da literatura, como Clarice Lispector e Ruth Rocha, Machado de Assis e Ziraldo. Essa é uma das estratégias adotadas pelo Clube para incentivar e celebrar o prazer pela leitura na língua portuguesa. Conhecendo a história e a qualidade da literatura brasileira, aumentaremos o repertório dos nossos pequenos leitores. Projetos como a contação de histórias e leituras semanais, por exemplo, visam enriquecer o vocabulário e a construção da identidade de herança de nossos alunos.

Teremos, também,  a oportunidade de explorar uma gama de artistas plásticos e musicistas. Personalidades célebres como Anita Malfatti e Carmem Miranda, Alfredo Volpi e Adoniran Barbosa, com o intuito de retomar a importância da imigração na formação da identidade brasileira. 

É um verdadeiro hall da fama. Uma gama de talentos que ajudou a projetar o Brasil em um cenário internacional, inspirando outras pessoas ao redor do mundo. Venha conosco celebrar e reconhecer esses gigantes da nossa história. 

Trimestre Outono - Setembro a Dezembro 2022

Personalidades Brasileiras - Esportes 

Neste trimestre, o Clube dos Brasileirinhos oferecerá aos seus alunos uma trajetória pela história e influência da Copa do Mundo no Brasil

copa.jfif

Trimestre Primavera - Janeiro a Abril 2023

Personalidades Brasileiras - literatura 

Nesse trimestre, iremos proporcionar nossos alunos a uma imersão na nossa a tão rica literatura.

literatura.jfif

Trimestre Verão - Abril a Julho 2023

Personalidades Brasileiras: artistas e musicistas

Para concluir essa trajetória, nossos alunos irão conhecer um pouquinho de tantos arstistas e musicistas que contribuem para a cultura brasileira.

artistas.jfif

TEMA GERADOR 2021 - 2022

Este ano o Clube dos Brasileirinhos irá explorar os diferentes povos que contribuíram para a constituição da nossa identidade. De acordo com o antropólogo Darcy Ribeiro, o Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo. Com mais de 300 povos indígenas (FUNAI) e 54% da população atualmente negra (IBGE) o brasileiro é o resultado de muitas influências que enriquecem nossa cultura. 

A trajetória de aprendizado deste tema se organiza através dos subtemas Brasil Pré-Colonial- Legado dos povos originários, Brasil Colonial- Legado dos povos africanos concluindo com o Brasil Multicultural- Legado dos imigrantes, trabalhados a cada trimestre.

Cada um desses subtemas, com sua carga complexa de significados, promove uma viagem pelas particularidades de cada canto do nosso país. Investigando elementos da nossa língua como também da arte, música, culinária entre tantos outros aspectos que remontam às nossas origens.  

Nesta jornada nossos brasileirinhos participarão de projetos de sala que traduzem abordagens específicas e apropriadas ao ensino de português como língua de herança para cada faixa etária. As equipes de sala organizam projetos que sejam relevantes e atraentes para seus grupos. 

Em cada trimestre seus projetos culminam em um trabalho individual, onde os alunos registram seu aprendizado e traduzem seus novos saberes em um retalho de algodão. De maneira simbólica, em cada trimestre, a criança produz um pedaço de um todo. 

Os retalhos serão agregados primeiramente em uma colcha de sala, e posteriormente em uma instalação coletiva, onde todos poderão contemplar a escala da diversidade cultural brasileira e como nos inserimos nela. 

Será uma grande oportunidade de conhecermos mais sobre nossas origens, conversar sobre nossos antepassados e celebrar a grande diversidade que nossa miscigenação nos conferiu.

Trimestre Outono - Setembro a Dezembro 2021

Brasil Pré-Colonial - Legado dos povos originários

Neste trimestre, o Clube dos Brasileirinhos ofereceu aos seus alunos uma trajetória pela cultura indígena

indigena.jpg

Trimestre Primavera - Janeiro a Abril 2022

Brasil Colonial - Legado dos povos africanos

Nesse trimestre, iremos proporcionar nossos alunos a uma imersão na nossa a tão rica cultura afro-brasileira.

afro brasileira.jpg

Trimestre Verão - Abril a Julho 2022

Brasil multicultural - Legado dos imigrantes

Para concluir essa trajetória, nossos alunos irão conhecer um pouquinho de tantos povos que constituem o povo brasileiro 

download.jpg